AWS Summit 2014 – São Paulo
Gostaríamos de agradecer a todos que compareceram ao AWS Summit 2014! O Cloud8 foi mencionado como parceiro no case da Granbio durante o Keynote principal e contribuímos na palestra Armazenamento de alta disponibilidade com EBS falando sobre como o Cloud8 pode ajudar na gestão de backups.
Seguem as últimas novidades
Políticas de retenção para os backups
Implementamos e organizamos 3 políticas de retenção de forma bem flexível:
- Não limpar;
- Automática;
- GFS;
A política de ‘não limpar’, como o nome diz, evita que o backup (AMI) e/ou snapshots sejam apagados. É ideal para imagens que serão utilizadas para o auto-scaling e não tem data para expirar ou backups-base que deseja manter por tempo indefinido.
A ‘automática’ é configurada quando se deseja criar uma retenção genérica como ‘apagar backups mais que antigos que 30 dias’ sem se preocupar com os detalhes dos backups de cada servidor. Há também a possibilidade de ter uma regra diferente para os backups copiados para outra região – afinal pode não fazer sentido na região de Disaster Recovery manter cópias antigas que nunca serão usadas e ter custos extras.
Dentro da ‘automática’ ainda, disponibilizamos o cadastro de uma Tag específica com o valor dos dias que deseja reter o backup / snapshot. Por exemplo, se criar uma tag ‘Cloud8Backup’ e colocar como valor 10, 15, etc, aplicaremos a retenção ‘Automática’ respeitando estes dias. As Tags dos seus AMIs e/ou Snaphots podem ser criadas por aplicações externas ao Cloud8 e nos encarregaremos de sincronizá-las e aplicar a retenção.
Um outro uso das Tags é ter uma retenção diferente somente para alguns servidores. Basta criar a tag nos servidores que desejar e os backups criados pelo Cloud8 (agendamento ou manual) passam a possuir esta tag e portanto respeitam a politica de retenção da Tag.

Atendendo a um requisito ‘Enterprise’, criamos a política de retenção ‘GFS’. GFS é um acrônimo para ‘Grandfather-Father-Son’ e é basicamente uma forma de configurar uma retenção diferente por mês, semana e dia. No Cloud8 pode-se criar quantas políticas GFS desejar e aplicá-las a quaisquer grupos de servidores independente de suas contas AWS e região.

Veja como ficou o agendamento de backup:

Lembrando que quando se cria um backup / imagem ou um snapshot de um disco manualmente é possível definir a política de retenção.
Segurança, Openssl
Para quem não teve oportunidade de acompanhar, saíram novas vulnerabilidades do Openssl, depois do HeartBleed. Chequem a página de segurança do AWS e recomendamos aplicar em seus servidores.
Melhoria na análise de custos detalhada
No post passado havíamos anunciado a disponibilização da análise de custos em diversas dimensões. Pode-se livremente rankear dimensões e analisar os detalhes de todos os seus componentes ao longo dos dias e meses.
Os clientes notaram que especialmente nas visualizações de Tags, o AWS não consegue marcar todos os componentes. Para atender este requisito, o Cloud8 traz agora por default todos os dados. Aqueles que não tiverem valor para a tag/dimensão serão trazidos como “[Indefinido]”. Desta forma é possível determinar componentes que não tem Tag dentro do EC2, S3 e RDS e assim refinir ainda mais os seus custos!

Outros
- Logs de auditoria refletem criação e atualização das políticas de retenção e o motivo pelo qual um backup / snapshot foi apagado;
- Atualização do componente que gera os gráficos;
- Melhoria no enfileiramento de cópias de backups entre regiões, quando este número atinge dezenas de cópias simultâneas por cliente;
- Suporte a centenas de domínios na aba de DNS;
- BUG: em algumas situações o uso das instâncias reservadas do tipo Medium / Light Utilization era mostrado errado;
- BUG: não era possível fazer uma cópia de imagem para outra região se ela tivesse sido compartilhada com outra conta AWS.
Possui sugestões ou críticas? Não deixe de nos contactar!