Ao se usar Cloud Computing, é fundamental medir. Saber o quanto custa e quanto de recurso está sendo consumido pelos componentes para se ter uma idéia se o dimensionamento foi feito corretamente e se não há gargalos acontecendo.
Desta forma, atendendo a diversos pedidos, integramos as estatísticas de uso dos servidores. Para usar, é simples. Basta clicar na aba ‘Estatísticas’ e todos os servidores de todos os provedores e datacenters cadastrados aparecerão de uma só vez.
Neste exemplo, selecionamos um dos servidores de aplicação do Cloud8:
Ele mostra as 3 principais estatísticas combinadas: minimo, média e maximo, no intervalo de tempo escolhido (default: 5 minutos). Pode-se passar o mouse sobre as linhas para ver os detalhes.
Segue um outro exemplo, com uma analise em um intervalo maior.
Neste caso, os picos correspondem ao processamento das estatísticas de custos 🙂 – ainda temos folga antes de fazer um upgrade de maquina ou expandir o cluster :). E antes que perguntem, o pico de 100% foi o deploy da nova aplicação que fizemos :). Ou seja, devemos ser capazes de entender o que está ocorrendo para otimizar custos e ter sempre um sistema responsivo.
Diferenciais:
- Visão de 3 métricas: média, máximo e mínimo ao mesmo tempo;
- Métricas dos servidores de todas as contas de provedores e todos os datacenters integrados;
- Comparação entre servidores (de qualquer origem!);
- Exibição das métricas de servidores já destruidos;
- Gráficos podem ser exportados em formato PNG, JPG ou PDF (úteis para relatórios gerenciais ou justificar algum tipo de questão junto a um cliente)
A Amazon armazena estas estatísticas de uso por 14 dias (no caso das estatísticas de custos, o Cloud8 armazena indefinidamente, desde o primeiro dia que usar o sistema – estamos analisando como guardar as estatísticas dos servidores sem onerar o plano).
Acesse nossa calculadora e simule o seu cenário, ou crie sua conta para um teste de 15 dias sem compromisso clicando aqui.
Atualização 18/01: Fizemos uma nova versão avançada e atualizamos os screenshots e os diferenciais.