Seguem as novidades das últimas semanas.
Avisos de manutenção do AWS
O AWS envia avisos sempre que precisa realizar uma manutenção em um servidor. Os motivos são diversos: aplicação de patches no virtualizador, hardware antigo que será aposentado, perda momentânea de comunicação de rede, etc.
Por padrão, enviam um email para o login da conta AWS e avisam via console (o aviso está disponível via API também), mas não avisam quando é completada ou quando é cancelada.
A partir desta semana, o Cloud8 avisa das manutenções para o email que desejar, em múltiplas contas AWS. Implementamos 3 avisos, dois a mais que o AWS:
- Manutenção em si;
- Novo: Manutenção executada;
- Novo: Manutenção cancelada.
Desta forma tem maior visibilidade do que ocorre. Os avisos de manutenção também são mostradas na sua lista consolidada de servidores para todas as contas e regiões.
E logicamente, fica tudo logado na auditoria.
Novos tipos de reservas
Passamos a suportamos os novos tipos de instâncias reservadas (RIs):
- No upfront;
- Partial upfront;
- All upfront;
O relatório semanal de uso das RIs já reflete se elas estão sendo bem utilizadas ou não e os alertas de expiração também.
Para conferir se as suas RIs estão OK, veja como está no painel de controle.
O relatório de fechamento mensal terá uma indicação se o uso das instâncias reservadas foi OK ou não.
Suporte a instâncias do tipo C4
Recentemente o AWS divulgou uma parceria com a Intel para o uso de um processador otimizado para rodar carregamentos de Cloud. Como já liberaram em diversas regiões, o Cloud8 passa a suportar as instâncias C4:
- Custeio;
- Criação, upgrade/downgrade;
- Alertas e estatísticas de uso;
Lembrando que por se tratarem de novos tipos, só é suportado dentro de VPC e no modo de virtualização HVM – portanto, somente dá para criar servidores a partir de backups/imagens HVM.
A diferença de preço para os tipos C3 é de cerca de 10%, mas a performance de CPU e disco que é entregue, é superior a isto. Vale a pena conferir.
Alerta de segurança – GHOST em glibc do Linux
Nos últimos dias, a comunidade open source alertou de um bug crítico no glibc que chamaram de GHOST. A Amazon publicou um alerta de como mitigar este risco e aplicar o patch para quem usa Amazon Linux.
Recomendamos fortemente a todos que possuem servidores linux expostos na web, pesquisar se a distribuição que estão usando é vulnerável e como aplicar o patch.
Outros
Além dos tópicos principais:
- Região de Frankfurt passa a suportar ElastiCache (Cloud8 alerta sobre RIs de ElastiCache);
- DNS: é mostrado se um DNS é privado ou público;
- Suporte a MFA no login é oficial;
- Monitoração de RDS expandida: espaço em disco do banco de dados terminou, aplicação de patches off-line;
- diversas melhorias internas e de performance.
Obrigado!
Equipe Cloud8
Conheça o Cloud8! Acesse nossa calculadora e simule o seu cenário, ou crie sua conta para um teste de 15 dias sem compromisso clicando aqui.