Custos por componente
A nova realidade de dólar alto exige que cada vez mais se afine o controle de custos. Entender onde os custos estão alocados e as margens de ajuste é, portanto, fundamental neste cenário.
Com o intuito de facilitar a análise dos custos, atualizamos a nossa ferramenta financeira.
Agora pré-processamos todos os dados de custos de todos os componentes em que o AWS disponibiliza os detalhes. A visualização de qual o componente custa mais é realizada rapidamente direto nas listas e ao clicar, mostramos uma análise detalhada.
Veja como ficou a lista de servidores por exemplo:
O link no custo abre uma aplicação de análise de custos detalhada:
- Dashboard: resumo, histórico e análise drilldown rápida;
- Série temporal: evolução ao longo do tempo de qualquer detalhe do componente;
- Tabelas;
Além dos servidores, esta aplicação de análise está disponível para os componentes:
- Discos;
- Load Balancers;
- DNS;
- Banco de dados RDS.
Em breve pretendemos ampliar para outros componentes e criar novas visões de análise.
Lembre-se que ainda existe a análise genérica de custos que permite combinar quaisquer dimensões e tags! Também utilize as métricas para verificar o consumo de recursos técnicos (CPU utilizado, rede, I/O, etc) e dimensionar corretamente os componentes!
Agendador: suspensão/reativação de eventos
Implementamos uma característica muito pedida pelos usuários do agendador: a suspensão de um ou mais eventos e sua posterior reativação.
No lugar de se remover ou editar (por exemplo: transferir para o futuro) um evento, agora é possível suspendê-lo rapidamente. Se o evento tiver vários componentes associados, ele pode ser suspenso para todos ou então somente um deles.
Casos de uso:
- suspender a execução de agendamentos recorrentes como ‘iniciar servidores’ ou ‘upgrade/downgrade’ em feriados ou emendas para se economizar ainda mais;
- suspender agendamentos por conta de pedidos de última hora. Ex: equipe de desenvolvimento vai trabalhar no servidor X e não querem que se mexa nele;
- bloqueio ou melhor documentação de eventos, marcando dias em que não se pode executar determinadas tarefas.
Métricas customizadas
O AWS disponibiliza diversas métricas sobre os seus serviços por meio do CloudWatch. O Cloud8 já integra as métricas mais usadas para os servidores, banco de dados RDS e discos (CPU, espaço em disco de RDS, I/O, etc), de forma que possa fazer comparações, análises de diversas contas e regiões ao mesmo tempo.
O que muita gente desconhece é que possível criar métricas customizadas, internas a um servidor e inseri-las automaticamente no CloudWatch. Com isto mantem-se um histórico de 14 dias e pode-se criar alarmes baseados em variações que você mesmo define.
As métricas customizadas mais usadas para servidores são: memória livre, espaço em disco livre (quem já não estourou o espaço de um servidor sem querer?) e uso de swap.
Caso queria criá-las, basta seguir as instruções disponibilizadas pelo AWS:
O Cloud8 suportará automaticamente.
Mais novidades
Continuamos a implementar novas melhorias em todos as funcionalidades do Cloud8.
- Análise de custos: suporte aos mais novos produtos recentemente lançados – CodeCommit, CodePipeline, EFS, API Gateway, Device Farm e WAM;
- Suporte a novos tipos de servidor D2, M4 e t2.large;
- RIs All Upfront: separado o uso nos relatórios e emails de custos;
- RDS: mapeamento de novos avisos para problemas com SQL Server;
- Snapshosts: ao logar na auditoria o término de um snapshot, também guarda o ID do servidor e disco que estava relacionado para fins de tracking e troubleshooting;
- Snapshot e Backups: ao fazer a ação diretamente do painel, também é possível escolher a política de retenção;
Sugestões? Mande para nós!
Conheça o Cloud8! Acesse nossa calculadora e simule o seu cenário, ou crie sua conta para um teste de 15 dias sem compromisso clicando aqui.