Seguem as últimas novidades!
Custo por serviço com níveis
O Cloud8 informa os custos em 2 níveis: Serviço (EC2, Banco de Dados RDS, Transferência de dados, etc) e Detalhes (Horas de servidor, I/O de disco, transferência IN/OUT e muitos outros).
Atendendo a pedidos, passamos a quebrar o nível ‘Serviço’ em mais detalhes:
- EC2: Servidores sob Demanda
- EC2: Reservas Heavy
- EC2: Reservas Medium/Light
- EC2: Load Balancing
- EC2: Discos
- EC2: Backups
- EC2: IPs Elasticos
- RDS: Banco de dados
- RDS: Reservas Heavy
- RDS: Reservas Medium/Light
- RDS: Discos e snapshots
Veja um exemplo, de como ficaria seu relatório por email. Lembrando que os relatórios gráficos também refletem esta mudança.
Notas: 1. Um aspecto que notamos assim que passamos a enviar esta informação, é como o custo de backup é barato. Confira o seu custo também e não deixe de realizar os backups agendados!
2. Estamos trabalhando junto com a Amazon para entender como trazer ainda mais detalhes e identificar a contribuição no custo de cada componente do seu cloud.
Melhorias em Estatísticas de uso
As estatísticas de uso dos servidores permitem acompanhar a utilização do servidor e entender se ele está dimensionado corretamente.
Modificamos a lista de servidores para incluir todos os discos conectados a ele. Agora conseguirá visualizar e comparar os servidores e discos na hierarquia: Provedor->Servidor->Discos. Confira como ficou.
Segue um exemplo de comparação de 2 discos conectados no mesmo servidor.
Sugestões de análise:
- comparar discos entre servidores de contas/provedores diferentes;
- comparar discos com I/O otimizado e um disco comum conectados no mesmo servidor;
- comparar como a performance mudou quando se muda o tamanho do servidor (há mais performance de disco para tamanhos maiores);
- visualizar todos os discos de um array RAID 10 para ver se os I/Os estão bem distribuidos.
Proteção de servidores
Deixamos mais claro se um servidor está protegido contra destruição (acidental ou não). Esta proteção, uma vez habilitada pelo Cloud8, bloqueará o término do servidor também no console AWS e no uso das APIs. Recomendamos fortemente que habilite esta proteção em todos os servidores importantes. Basta clicar no botão direito, selecionar a lista de servidores que deseja proteger e executar a ação.
Na lista de servidores mostramos o ícone de proteção:
E na lista de discos, fizemos o mesmo. A proteção dos discos evita que eles sejam apagados, mesmo que o servidor seja destruido.
Possui sugestões ou críticas? Não deixe de nos contactar!
Conheça o Cloud8! Acesse nossa calculadora e simule o seu cenário, ou crie sua conta para um teste de 15 dias sem compromisso clicando aqui.