O AWS S3 (Simple Storage Service) é uma plataforma versátil e expansível para armazenar e acessar dados na nuvem, desenvolvida para oferecer alta durabilidade, segurança reforçada e desempenho superior. Com opções de armazenamento variadas (Standard, Intelligent-Tiering, Standard-IA, One Zone-IA, Glacier e Glacier Deep Archive), o AWS S3 se adapta a diferentes necessidades de acesso e orçamento, proporcionando flexibilidade para seus projetos.
Os clientes Cloud8 muitas vezes possuem relatórios em diferentes formatos que precisam ser alimentados com os dados disponíveis em nossos reports. A forma mais simples de fazer isso é através de uma integração com um S3 Bucket (integração também disponível para Azure e GCP). Veja abaixo como fazer essa extração em passos rápidos.
Extraindo dados para AWS S3 Buckets #
Criando uma integração com AWS S3 #
O primeiro passo é criar uma integração dentro de nosso Painel MultiCloud com o S3 Bucket. Veja os passos descritos no documento.
Gravando um relatório para extração (exportável) #
O próximo passo é gravar um relatório que possa ser exportado para o Bucket S3 automaticamente. Siga:

- Clique em “FinOps – Reports“, em seguida em “Pivot Table”
- Selecione o “Provedor“, “Tags“, moeda e markup
- Clique em “Refresh” para carregar o relatório com os filtros selecionados
- Utilize o botão “Meus Dashboards” e selecione “Salvar Novo”
- Dentro das opções exibidas, selecione a integração criada com o S3 Bucket no passo anterior
- Não esqueça de salvar

Após esses dois passos simples, o cliente irá receber um arquivo completo e consistente em formato CSV, com o markup definido por ele, de 2 a 3 vezes por dia contendo todos os dados.
Dessa forma não é necessária nenhuma integração por API, geração de credenciais, scripts, tratativas de erro, etc.
Outras Exportações #
- Melhores Práticas: Em “Relatórios” você pode exportar todos os dados em formato JSON. Se escolher “Imediatamente”, iremos exportar sempre que um novo item entrar ou sair na regra. Dentro do JSON, encontra-se um “identifier” que pode ser usado na conciliação de um item que abriu e depois foi fechado (seja por que mudou a regra ou o cliente/parceiro consertou e assim pode usado para fechar automaticamente).
- Inventário: Contate o Suporte para configurarmos.