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FinOps: Sanitização de Tags, Compliance e MultiCloud

Sanitização de Tags #

Provedores de cloud, com exceção do AWS (que você deve indicar quais Tags quer utilizar conforme documentamos anteriormente), trazem todas as Tags nos relatórios de custos. Se o número de Tags for excessivo, pode prejudicar a visualização e a produtividade. 

A primeira vantagem da sanitização é escolher somente as Tags principais para FinOps. A segunda, é arrumar a grafia das Tags para compatibilizar grupos de Tags e arrumar o histórico. 

O princípio é simples: escolher um nome de Tagprincipal’ e associar variações a ele. 

Exemplo: tag principal, “produto”. Variações: “Produto”, “ produto” (com espaço na frente), “Product”, “cliente” (qualquer variação que está sendo migrada).

Para acessar esta aplicação, disponibilizamos uma aplicação em “FinOps – Analytics”: 

Com esta aplicação, localizada em “Custos – Analytics”, é possível fazer o mapeamento de nomes e valores alternativos, consolidando grafias legadas e/ou erradas. 

Tags em MultiCloud – Unidades de negócio  #

Como mencionado anteriormente, é muito importante definir as Tags em um formato que seja aceito por todos os clouds públicos. 

O Cloud8 permite a gestão de Tags em ambiente MultiCloud por meio do recurso de ‘Unidades de Negócios’. Ao replicar a estrutura da sua empresa / departamentos / clientes, você passa a contar com um novo ‘provedor’ e ganha todas as funcionalidades de acompanhamento de custos – sejam elas técnicas ou negócios (Tags).  

Tags comuns a todos os provedores como por exemplo “centrodecustos” passam a ter um relatório consolidado. 

Caso os provedores tenham moedas diferentes, o Cloud8 se encarrega de convertê-las para Dólar ou Real e os custos de produtos e custos de Tags ficam alinhados e compatíveis. 

Tag Compliance #

Para garantir que todos os componentes tenham as tags e estão seguindo as definições do seu processo, disponibilizamos regras de conformidade dentro do “Melhores Práticas”.  

Você possui toda a flexibilidade para definir diversos grupos com regras e como deseja receber a notificação: 

  • Canais: email, slack 
  • Frequência: imediato, diário, semanal, mensal 

Importante: a utilização do Untagged e do Compliance vai além do FinOps. Ele permite que se identifiquem falhas de processos. 

  • Há componentes sendo criados manualmente? (ou seja apareceram sem tags ou com tags erradas);
  • Algum processo automático ‘esqueceu’ das Tags e precisa ser corrigido? 

Conformidade nos valores das tags.  #

Como já descrito anteriormente, o acompanhamento e correção dos componentes não tagueados pode ser feito pela aplicação de “Untagged”. Mas como garantir que os valores (além dos nomes) colocados também estejam corretos? 

Por exemplo: definimos que as Tags devem ser “centrocustos”, “produtos”, “ambiente”, “equipe”. Como garantir que os centros de custos usados nas Tags estejam corretos e pertencendo a uma lista? Ex: cc-0101, cc-2341, cc-7788, etc. e que alguém não coloque por acidente um valor errado? 

Pelo Melhores Práticas você pode criar a sua política de compliance. Veja a regra “Resource with noncompliance tags” e defina nome / valores dentro dos filtros. Lembre-se que os valores são sempre case sensitive, então tome cuidado com maiúsculas e minúsculas. 

Se um valor estiver fora da lista definida, você será alertado pelo canal de notificação que escolher.