Sanitização de Tags #
Provedores de cloud, com exceção do AWS (que você deve indicar quais Tags quer utilizar conforme documentamos anteriormente), trazem todas as Tags nos relatórios de custos. Se o número de Tags for excessivo, pode prejudicar a visualização e a produtividade.
A primeira vantagem da sanitização é escolher somente as Tags principais para FinOps. A segunda, é arrumar a grafia das Tags para compatibilizar grupos de Tags e arrumar o histórico.
O princípio é simples: escolher um nome de Tag ‘principal’ e associar variações a ele.
Exemplo: tag principal, “produto”. Variações: “Produto”, “ produto” (com espaço na frente), “Product”, “cliente” (qualquer variação que está sendo migrada).
Para acessar esta aplicação, disponibilizamos uma aplicação em “FinOps – Analytics”:
Com esta aplicação, localizada em “Custos – Analytics”, é possível fazer o mapeamento de nomes e valores alternativos, consolidando grafias legadas e/ou erradas.
Tags em MultiCloud – Unidades de negócio #
Como mencionado anteriormente, é muito importante definir as Tags em um formato que seja aceito por todos os clouds públicos.
O Cloud8 permite a gestão de Tags em ambiente MultiCloud por meio do recurso de ‘Unidades de Negócios’. Ao replicar a estrutura da sua empresa / departamentos / clientes, você passa a contar com um novo ‘provedor’ e ganha todas as funcionalidades de acompanhamento de custos – sejam elas técnicas ou negócios (Tags).
Tags comuns a todos os provedores como por exemplo “centrodecustos” passam a ter um relatório consolidado.
Caso os provedores tenham moedas diferentes, o Cloud8 se encarrega de convertê-las para Dólar ou Real e os custos de produtos e custos de Tags ficam alinhados e compatíveis.
Tag Compliance #
Para garantir que todos os componentes tenham as tags e estão seguindo as definições do seu processo, disponibilizamos regras de conformidade dentro do “Melhores Práticas”.
Você possui toda a flexibilidade para definir diversos grupos com regras e como deseja receber a notificação:
- Canais: email, slack
- Frequência: imediato, diário, semanal, mensal
Importante: a utilização do Untagged e do Compliance vai além do FinOps. Ele permite que se identifiquem falhas de processos.
- Há componentes sendo criados manualmente? (ou seja apareceram sem tags ou com tags erradas);
- Algum processo automático ‘esqueceu’ das Tags e precisa ser corrigido?
Conformidade nos valores das tags. #
Como já descrito anteriormente, o acompanhamento e correção dos componentes não tagueados pode ser feito pela aplicação de “Untagged”. Mas como garantir que os valores (além dos nomes) colocados também estejam corretos?
Por exemplo: definimos que as Tags devem ser “centrocustos”, “produtos”, “ambiente”, “equipe”. Como garantir que os centros de custos usados nas Tags estejam corretos e pertencendo a uma lista? Ex: cc-0101, cc-2341, cc-7788, etc. e que alguém não coloque por acidente um valor errado?
Pelo Melhores Práticas você pode criar a sua política de compliance. Veja a regra “Resource with noncompliance tags” e defina nome / valores dentro dos filtros. Lembre-se que os valores são sempre case sensitive, então tome cuidado com maiúsculas e minúsculas.
Se um valor estiver fora da lista definida, você será alertado pelo canal de notificação que escolher.