Search
Close this search box.
View Categories

Como é calculada a estimativa de custos cloud?

Realmente não é trivial entender a cobrança da Amazon e algumas vezes ela pode gerar dúvidas. Lembre-se que os custos são sempre calculados mediantes o uso. O Cloud8 retira as estimativas diretamente da propria Amazon, para evitar fazer cálculos em paralelo e assim trazer a estimativa mais precisa possível.

Utilizamos duas formas para calcular os custos:

  • Estimativas de custos: retiramos os dados do CloudWatch;
  • Relatório CSV de itens detalhados: computamos o custo diário;

O Cloud8 tentará utilizar o relatorio CSV, mas não conseguirmos habilitá-lo, é usado o CloudWatch.

Veja as vantagens e desvantagens de cada um:

CaracterísticaCloudWatchRelatório CSV **
PrecisãoVariávelBem próximo de 100%
PontualidadeSempre disponívelAs vezes atrasa
Custo diárioVariávelPreciso

** recomendado usar

Vale atentar para alguns pontos:

  • a Amazon cobra sempre o mês fechado (isto é, do primeiro ao último dia do mês);
  • ao usar o CloudWatch é comum a Amazon deixar de calcular as estimativas por algumas horas e até de 1 a 3 dias – o custo diário cai para próximo do zero e depois quando retoma os cálculos, parece dar um pico. Mas se fizer a média destes dias, verá que a curva de gastos se mantém constante.
  • os custos são calculados mediantes o uso. Se usou um servidor por algumas horas e o destrui depois, o custo computado será das horas utilizadas baseado no tamanho e sistema operacional escolhidos;
  • para componentes como discos, backups, arquivos (S3), etc, os custos são proporcionais dentro do mes. Por exemplo, se colocou os arquivos no S3 nos ultimos dias do mês, irão te cobrar frações de US$ 0,095/GB;
  • para componentes como notificações, SQS (filas), emails, etc, os custos são por quantidades. Ex: para emails o custo é de US$0,10 para 1.000 emails envios (sem anexos);
  • fique atento para alguns serviços que possuem uso gratuito – após o patamar incluso, começa a cobrança;
  • mesmo assim, se achar que tem algo errado, pode contatá-los neste formulário:

https://aws.amazon.com/support/createCase?type=account_billing

Por fim, é sempre importante ter todos os relatórios de cobrança e estimativas habilitadas. Isto ajuda muito o diagnóstico. Siga o passo a passo para habilitá-los:

http://www.cloud8.com.br/ajuda/primeiros-passos/habilitar-relatorio-de-estimativas-custos-amazon-aws/